5.6.06

MOSAICO em Quarteto na Livraria Cultura - Poa - 9/06


MOSAICO é uma compilação de composições novas e antigas de Angelo Primon em uma formação instrumental insólita. O violonista passeia por universos musicais que vão da canção regional em sua simplicidade e profundidade até a experimentação tímbrica unindo instrumentos de orquestra à percussão ou até mesmo instrumentos medievais à viola de dez cordas. Conta com a participação de músicos de grande representatividade no cenário musical gaúcho que foram convidados por uma aproximação musical de gêneros, características estilísticas e, principalmente por terem se somado ao trabalho de forma incondicional, proporcionando no resultado de som verdadeiros quadros musicais.
Clóvis Boca Freire no contrabaixo acústico, Giovanni Berti na percussão e Rafael Lima nos saxes, flautas e escaleta fazem parte deste mosaico musical. Mosaico abre com a performance musical Berimba, de característica improvisatória em que são somados os timbres de flauta baixo, baixo acústico, percussão e sitar. Mato, música em que são explorados elementos de percussão e cordas criando uma atmosfera de sonoridades e dinâmica toda particular.
Huy Paraná uma canção indígena que conta a história de uma grande enchente ocorrida em tempo remoto. Um pouco do que sobra da raiz da nossa cultura. Tema recolhido por Marlui Miranda com os índios Juruna do Mato Grosso. Pequena Estória, um chamamé em que o bombo leguero, escaleta (“gaita de pulmões”), contrabaixo e violões falam do nosso jeito de dizer Brasil."No mar, encontro no horizonte o canto sereia, e na estrela mais distante, a saudade que chora na areia. Fui ao mar querendo voltar... o tempo talvez não passe...” Este é o dilema do Pescador, que ao perceber-se longe do horizonte empresta seus ouvidos aos ecos dos cantos da areia. Na Quadrilogia encantada quatro movimentos, executados com viola de 10 cordas, instrumento que esteve muito presente na música gaúcha até meados de 1875. "Quatro estados da matéria, quatro estações no ano, quatro faces tem a lua em quatro partes canto o dia..." I. Música vista do céu II. Vira o tempo III. Chove! IV.Refaz-se o dia Chão Batido, uma homenagem à terra, que do barro que dela se extrai, criam-se intrumentos musicais como a ocarina e a “moringa”, os vasos embalam a forte presença rítmica junto ao violão"batido" . Em Altos da Glória, um choro que faz uma homenagem ao bairro portoalegrense que acolheu a família Primon desde 1983. A bossa Dona Helena apresenta um festival de matizes sonoras partindo de vocalizes embalados pelo mar que o quarteto constrói, violão, percussão, saxes e contrabaixo até a incursão tribal da percussão que conduz a um carnaval lento e caótico tendo ao seu final um lento compasso de um surdo. O concerto fecha com Noite, um solo de violão que imprime em sua interpretação toda a emotividade e densidade musical.

O QUE: MOSAICO em quarteto
ONDE: Auditório da Livraria Cultura Bourbon Country em Poa
HORÁRIO: 19H
QUANTO: 1Kg de alimento não perecível

Nenhum comentário: