24.7.09

FESTIVAL DE INVERNO DE PORTO ALEGRE 2009 - MANIFESTO DE ANGELO PRIMON

Srs Secretário de Cultura,
Coordenado de Música e
demais Assessores.
Bom dia.
Meu nome é Angelo Primon, sou músico portoalegrense.
Venho por meio desta mensagem manifestar minha estranheza quanto aos critérios na divulgação das atrações do Festival de Inverno deste ano.
Vejo nesta edição um belíssimo leque de opções oferecidas à cidade, contudo, não posso deixar de me manifestar quanto a maneira de como o referido festival está sendo divulgado.
Observei em várias oportunidades nosso Coordenador de Música, o Sr. Jorge André Brittes, colocar que os laureados com o Premio Açorianos de Música, nossa principal premiação nesta área, estariam presentes nesta edição do Festival de Inverno.
Fiquei surpreso com a ausência de qualquer contato por parte da organização em relação ao meu trabalho.
Seguramente sabemos que nem sempre se consegue abarcar todas as manifestações artísticas em um festival deste porte, como foi muito bem exposto em programa de rádio pelo Sr. Secretário Sérgius Gonzaga.
Não estou aqui reinvindicando nada, pois eu vivo de música, este é o meu ofício e sei das dificuldades que encontramos acerca dos espaços para música instrumental.
Lembro aos senhores que recebi ao longo destes anos 6 indicações ao Prêmio Açorianos, sendo agraciado em 4 edições. As 2 mais recentes na categoria de “Melhor Instrumentista MPB”.
Também é sabido que tenho um trabalho instrumental reconhecido e acompanhado por um público fiel.
Existe público que acompanha a música instrumental nesta cidade, e existem pessoas que acompanham o meu trabalho composicional e quando estou acompanhando outros artistas e intérpretes.
Como sei disso? Pelas manifestações destas pessoas em sites, blogs e, principalmente, manifestações pessoais, diretas.
Reintero que entendo não ser tarefa fácil executar a engenharia de um festival de tal porte como este Festival de Inverno, porém, devo lembrar que certas coisas como sensibilidade para com os artistas locais podem ser esquecidas quando as proporções se hipertrofiam, bem como, a clareza na exposição pública. Mas, fundamentalmente o que não se pode perder é o respeito pra com aqueles agentes a quem tudo isso se disponibiliza – as pessoas de acompanham arte local.
Por que escrevo isso?Por que minha estranheza?
Simples!
Recebi manifestações indignadas pela minha ausência dentro da grade de programação, mas já disse anteriormente que entendo a “engenharia”, entretanto, sinceramente senhores, o que não posso concordar é com a informação equivocada para as pessoas.
Ao divulgarem que os premiados do Troféu Açorianos estarão na programação caracteriza-se uma inverdade. Para ser sincero, até uma falta de respeito para com a inteligência das pessoas que acompanham os artistas locais.
Sem falar que tenho recebido não uma ou duas, mas várias menifestações diárias indignadas outras decepcionadas pela não inclusão do meu trabalho na grade de programação do festival.
Volto a manifestar o meu entendimento da “engenharia”, mesmo assim, não posso concordar não ter sido sequer contatado por parte da organização do festival nem para convite, nem para qualquer outro tipo de explicação do porquê só alguns artistas premiados com o Troféu Açorianos estarão presentes no festival ou até mesmo, algum critério de escolha das atrações.
Talvez existam categorias mais importantes do que outras.
Talvez existam interesses mais importantes do que outros.
Não cabe aqui discutir.
O que quero explicitar, é que devemos ter na divulgação midiática, uma clareza maior para que entremos em sitonia com a verdade dos fatos: alguns artistas premiados, não os artistas premiados muito menos todos os artistas premiados do Troféu Açorianos participarão do Festival de Inverno 2009.
Concluo, permitindo aos senhores a leitura de apenas uma das manifestações recebidas.
O leitor mais atento conseguirá certamente perceber a verdadeira dimensão do que tento relatar.
Cito aqui um link voluntáriamente postado por uma pessoa que acompanha os eventos artísticos da nossa cidade. As pessoas que acompanham a arte nesta cidade formam uma massa crítica que, por certo, não está sendo lembrada na divulgação deste evento.
http://xandygpereira.blogspot.com
Senhores, muito obrigado por sua atenção.
Cordialmente,
Angelo Primon

2 comentários:

Unknown disse...

ah pois é,,, tentemos com força abrir a caixa preta das escolhas dos escolhidos oficiais!!!!

abs

c7

ps.: esse ano foi foda,, o loteamento foi escancarado!!

kuatiá disse...

É, ISSO, FALTOU SENSSIBILIDADE DOS CONDERNADORES DO EVENTO. BJS ANA MARIA